A saúde é simples, alegre e fácil de entender. O que é difícil, triste e complicado é a doença. A saúde é nosso estado natural, não requer grande esforço ou grande estudo, nem a ajuda de um monte de produtos ou dietas mirabolantes. O que requer esforço, estudo e concentração é a doença, essa sim necessita de um profissional qualificado para ser tratada e vencida. Dito isso, vamos ao que interessa!
Para começar sua busca por uma vida melhor basta voltar a se conectar com a natureza, simples assim.
Primeiramente sugerimos fazer isso através da alimentação natural. Pois é na natureza que está todos nossos remédios e toda a nossa cura, se alinhando com ela você passará a estar mais alinhado com a sua essência de paz e bem estar. Quanto mais conectado com a natureza e mais bem alimentado por ela, mais fácil seu corpo irá se alinhar e gerar saúde, energia e força.
Quando falamos de alimentação natural, não falamos somente de comida, estamos falando também de tomar sol, respirar o ar puro das montanhas, consumir a água cristalina de fontes naturais, se expor à chuva, ao calor e ao frio, essas são partes essênciais para todos que querem estar mais próximo da vida.
A alimentação não se restringe ao que ingerimos pela boca, nós nos alimentamos de tudo que vemos, ouvimos, sentimos e cheiramos! Por isso repetimos, quanto mais próximos da natureza e distantes de coisas artificiais, mais paz e bem estar iremos sentir!
Para entender os próximos pilares temos que entender um conceito importante sobre como funciona nossa existência física: Temos que entender que o corpo e a mente funcionam como um só, não há divisão entre um e outro, para visualizar melhor imagine que um é o reflexo do outro, por isso é imperativo entender que o corpo se benefecia de movimento e a mente de quietude.
Então como gerar movimento para o corpo e quietude para a mente? Vamos ao segundo pilar!
Através da meditação conseguimos acalmar o fluxo de pensamentos, gerando uma mente mais calma e pacífica, com menos turbulências e capaz de analisar melhor as questões da vida. Uma mente estressada não faz nada além de gerar uma bola de neve com suas questões e problemas, impossibilitando soluções inteligentes para questões que às vezes são tão simples.
O segredo está na meditação! Esvaziar a mente é um processo terapêutico e saudável para a mesma, toda a nossa vida nasce do vazio e do silêncio, todas nossas idéias também.
Então imagine a mente como uma faca, para entendermos como as coisas funcionam precisamos abrir elas e enxergá-las por dentro. Muitas vezes temos discussões com alguém e depois de muito tempo pensamos, "poxa por que não falei isso naquela hora?".
Isso é porque essa faca está desafiada, está demorando para cortar as questões que lhe são lançadas. Uma faca só fica desafiada se a usarmos ela para tudo e para qualquer coisa. A prática da meditação nos ensina a usar a mente em momentos necessários, guardando nossa energia e nossos pensamentos para coisas que realmente irão nos ajudar a viver melhor. Mas precisamos entrar em cavernas e ficar meses lá? Não!
Para colocar a meditação em sua vida basta você começar com as meditações guiadas, pela prática da repetição do mantra "OM", ou pela simples observação de sua respiração. Com o corpo quieto, sentado sem se mover a mente também consegue se estabilizar. Poucos minutos por dia, preferencialmente pela manhã ao acordar, já basta para criar um hábito saudável e positivo. Nós aprendemos a escovar os dentes, tomar banho e lavar nossas roupas, mas ninguém nunca nos ensinou a purificar nossas mentes, o que é importantissímo caso estejamos na busca pela saúde e bem estar.
O último pilar é um dos mais falados no mundo virtual e mídiatico. A prática de exercícios físicos nos traz grandes benefícios para a saúde do corpo e da mente, pois ajuda na produção de diversos hormônios que equilibram nosso corpo e nos faz sentir de bem com a vida.
Todos nós temos alguma atividade física que conseguimos nos identificar melhor, seja ela caminhar por trilhas ou escalar montanhas, lutar jiu-jitsu ou praticar yoga, existe algo em nós que nos pede movimento!
Então para encontrar isso precisamos fazer uma exploração individual, cada um de nós desde cedo deveria buscar uma atividade que nos faça sentir bem, que possamos desenvolver uma rotina e uma prática constante de treinos para aperfeiçoamento e evolução.
Não é necessário muito, apenas alguns minutos por dia também já é o suficiente para suar, acelerar o coração e colocar o corpo onde ele merece estar!
Para concluir, esses três pilares funcionam de forma flexível. Não é necessário desenvolver uma obsessão para preencher nossos dias com esses três valores. Por isso a última parte de nosso nome, viva!
Todo o sentido de buscar a saúde é para vivermos melhor, socializar, encontrar pessoas e contar histórias, sem isso o nosso trabalho seria em vão! Ao regularizar todos esses processos em nossas vidas iremos perceber uma energia diferente, um sono mais profundo, mais eficiente e de maior qualidade, uma mente mais calma, um corpo mais ágil e uma vida mais feliz.
Desejamos à todos nossos sócios, amigos, leitores e seguidores uma ótima rotina explorando os três pilares, e lembre-se sempre, ame e viva!
Todos nós temos alguma atividade física que podemos nos identificar e nos sentir bem fazendo. Seja ela andar de bicicleta, caminhar por trilhas ou praticar alguma arte marcial. O que de fato é real é que nosso corpo pede movimento, e existe atividades que consiguimos nos encaixar e se identificar com facilidade.
Essa busca é individual e somente você pode fazer por si mesmo, é um processo de exploração! O importante é estar buscando até encontrar algo que possa ser aprofundado através da prática regular e intensidade de treino.
O pilar do exercício físico da AME VIVA é importantíssimo para construir um corpo forte e saúdavel que consiga se recuperar de doenças que a vida pode nos trazer. Começa a explorar a vida e todas oportunidades que ela nos dá para crescer e evoluir! Todos nós devemos encontrar uma atividade física que nos dê prazer e alegria. Todos nós devemos viver!